quarta-feira, 25 de março de 2009

Religulous = religious + ridiculous


Não precisa ser um ateu "dogmático" pra curtir Religulous. Se você é um agnóstico sem convicção ou um crente fracamente acoplado, do tipo que fala: "eu acredito numa força natural superior ... blá blá blá", pronto, já é o suficiente pra se deliciar com esse documentário muito sério e engraçadíssimo (parece paradoxal, mas não é) sobre religião.

O documentário é dirigido por Larry Charles (o mesmo diretor de Borat) e conduzido por Bill Maher, um comediante americano bastante conhecido pelo uso recorrente da temática religiosa em suas piadas. Inteligente, irônico, corajoso, perspicaz e grande argumentador, Bill Maher é um homem com "dúvidas" que entra no terreno da "não dúvida", as religiões.

Bill Maher entrevista um bocado de gente: políticos, líderes religiosos, falsos profetas, atores, motoristas de caminhão, ex-gay, gays muçulmanos, padres astrônomos, usuários de maconha em busca de iluminação espiritual, entre outros. É nesses momentos que surgem as melhores piadas do documentário.

Nas entrevistas ele tenta trazer o debate sobre religião para o terreno da racionalidade (o que pra mim não faz sentido algum), e grande parte dos seus entrevistados acaba caindo nessa armadilha e fica em situação constragedora sem argumentos diante dele. Alguns poucos se zagam, mas a maioria se cala diante da metralhadora verbal de Bill Maher.

Se você não é um ateu "praticante", tente relaxar nos momentos do filme em que se começa a fazer uma propaganda anti-religião meio inflamada e curta as piadas.

Baixem o torrent e a legenda aqui.

Outros Links relacionados:

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá!

Então colega " blogueiro" de boas ideias.
Não consegui baixar o DOC. que vc indicou apenas a legenda.
como posso resolver isso?rsrs

Unknown disse...

Realmente muito bom o documentario, eu recomendo.